Case Cuscuz Bacana
Marketing

Case Cuscuz Bacana

Confira mais uma parceria de sucesso

Nada como um bom case de planejamento para saber o que deu certo, não é mesmo? No mundo do marketing, da publicidade e da propaganda, toda e qualquer ideia passa por um longo processo de análise e considerações. Tudo isso para delinear uma estratégia “matadora”, daquelas que se torna referência no mercado.

O processo criativo e estratégico, alinhado aos conceitos e valores de uma empresa, é uma grande jornada. Por isso, selecionamos um de nossos cases de comunicação de sucesso: o case de planejamento Cuscuz Bacana!

Criada em outubro de 2016, a marca Cuscuz Bacana vem conquistando milhares de brasileiros com sua mistura de receita baiana com o gostinho carioca. O desafio da marca foi se reposicionar como um produto originalmente da rua para a prateleira de lojas e supermercados, com produção industrial e escalável.

Para que isso fosse possível, seria necessário remodelar o produto, e tal processo deve acontecer em diferentes momentos, de diferentes formas e em diversos canais de comunicação. Somos um agência de comunicação full service e topamos essa missão — e os resultados foram surpreendentes!

Que tal conferir um case de planejamento completo? Confira nossas soluções e descubra por que desde 2002 contamos com as melhores e mais bem-sucedidas parcerias!

Case Cuscuz Bacana

Do online ao offline

Serviços Online

Garantir uma forte presença no ambiente digital é fundamental para aumentar a visibilidade de uma marca. A palavra-chave é relacionamento. Da mesma forma, trata-se de um canal de divulgação segmentada, mensurável e escalável.

Plano de marketing digital

Realizamos um processo de branding da Cuscuz Bacana, desde a criação da marca as embalagens. Pensamos na estratégia, no material de ponto de venda e o no tom de comunicação, tanto no meio digital quanto no comercial. Também realizamos a criação de propostas comerciais. O plano de marketing digital teve como foco reformular a percepção do público em relação ao produto.

plano de marketing digital

Social Media

As redes sociais estreitaram os laços entre marca e audiência, promovendo engajamento e visibilidade. Nosso foco foi trabalhar posts que cultivam a criatividade, a comunicação divertida e alegre com os usuários nas redes sociais. Memes, trocadilhos, atualidades, signos do zodíaco e outras brincadeiras foram criadas para gerar mais engajamento nas redes sociais, aproximando o Cuscuz Bacana do público.

A página do Facebook no período de um ano alcançou mais de 24 mil curtidas enquanto o Instagram 5,5k de seguidores. Os posts comunicam o universo que percorre a marca, como um novo sabor, por exemplo, utilizando um tom mais jovial e criativo.

Planejamento de mídias online

Delineamos um planejamento de mídias online para otimizar a presença digital da Cuscuz Bacana. Elaboramos um novo site e intensificamos a presença da marca nas redes sociais, por meio de peças divertidas e bem humoradas. Alinhamos a proposta principal da empresa (tornar-se um produto com uma pegada mais comercial) com uma identidade visual original. A linguagem da marca envolve humor e jovialidade. Dessa forma, no meio online, a marca procura ter uma ligação emocional forte com o usuário. Foram utilizados posts criativos, com apelo jovial e descontraído.

social media cuscuz bacana
site cuscuz bacana

Criação de Site e Landing pages

Para a criação de site para o Cuscuz Bacana, tivemos o cuidado de criar uma atmosfera leve e descontraída, por conta da identidade visual da marca. Buscamos criatividade para comunicar seus produtos, além de explorarmos seu aspecto visual, com o objetivo de instigar o consumidor a ter o desejo de experimentar o cuscuz.

inbound marketing

Inbound Marketing

Além das redes sociais, o Cuscuz Bacana está entrando no processo de inbound marketing, onde a marca irá produzir materiais ricos em conteúdos, como os benefícios da tapioca, das variações do cuscuz que se adequa a diabéticos, intolerantes e entre outros, para que os consumidores possam ter maior conhecimento desses assuntos e consequentemente se liguem ao universo do Cuscuz Bacana. Assim, o Cuscuz Bacana também criou um blog para abordar assuntos sobre alimentação, pois é algo que permeia em seu universo. Os primeiros artigos são 10 mitos e verdades sobre a tapioca e 15 motivos para incluir a tapioca no seu dia a dia. Para manter os clientes engajados, realizamos um trabalho de e-mail marketing. Embora as redes sociais tenham dominado a cena digital, o e-mail segue como um dos mais eficientes canais de comunicação

cuscuz bacana

Serviços Offline

Identidade visual

Para a construção da tipografia, foi pensado em uma letra sem serifa, bem simples e clean, chegando na fonte Effra. Além disso, ela consegue  se comportar muito bem, tanto no meio digital quanto no meio offline, como na utilização de material gráfico.

A escolha da paleta de cor foi baseada primeiramente na associação com produto principal do cuscuz, o coco. Além de trazer vivacidade, frescor e ligação com ingredientes naturais, contribui para uma tonalidade mais cítrica, transmitindo uma atmosfera mais jovem.

Criação da marca

O produto cuscuz bacana é um cuscuz doce feito com leite de coco e tapioca, criado originalmente na Bahia e muito popular no Rio de Janeiro. A fusão de dois estados diferentes era representada por um produto de grande potencial de venda.

A partir desse contexto, criou-se a figura da baiana e, ao mesmo tempo, com um toque carioca. A ideia é que esse símbolo ganhasse na barra de sua saia as ondas do calçadão da praia de Copacabana, permitindo assim a criação do conceito: cuscuz baiano com alma carioca.

papelaria cuscuz bacana

Papelaria e folheteria

Para a produção de itens que propagassem a comunicação da marca Cuscuz Bacana, utilizamos timbrado, envelope e cartão de visita. Criamos peças harmônicas e funcionais, que não apenas traduziam os valores da marca como também transmitiam personalidade e originalidade.

Embalagens

O desenvolvimento da embalagem se guiou pelos seguintes critérios: teria que suportar o transporte e o empilhamento. Além disso, deveria aguentar o resfriamento. Houve também a necessidade de se comportar como um produto gourmet, deixado-o à mostra em uma embalagem transparente. Além disso, houve um estudo para desenvolver a linha visual de embalagens diferentes, caracterizando cada sabor oferecido pela Cuscuz.

Gifting

Realizamos também uma estratégia de gifting. Enviamos para influenciadores digitais uma embalagem térmica customizada, com uma carta e um pote de cada um dos sabores oferecidos pela empresa. Fizemos uma arte para a embalagem e uma arte carta para influenciadores, apresentando a marca de forma personalizada. O gifting é uma excelente forma de promover produtos e serviços. O objetivo é aguçar a percepção e despertar o desejo de compra. E nada mais irresistível do ganhar uma amostra grátis de um produto delicioso, natural e de cara nova!

Sua empresa também pode ser mais um case de planejamento de sucesso!

Precisando dar um up na comunicação da sua marca, do online ao offline? Nós podemos ajudar você nessa missão!

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