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Criação de Marca

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Criação de marca: crie a cara da sua empresa

O processo de criação de marca anda de mãos dadas com um bom plano estratégico de negócios. Quando uma empresa inicia suas operações ou decide reformular sua apresentação visual, é preciso garantir que ela não seja mais uma na multidão! Tudo isso porque os consumidores escolhem produtos a partir de um valor percebido. Isto é, sua marca precisa ir além e valer mais do que seus produtos ou serviços!

Após definir objetivos, missão e valores corporativos, é possível delinear uma identidade visual corporativa de destaque. Uma marca forte é aquela que conta a história da empresa e estabelece uma ponte de relacionamento com o público. Porém, muitos ainda se perguntam: como criar uma identidade visual capaz de traduzir todo o potencial de um produto?

Pensando nessa grande missão, a gente preparou soluções e serviços especializados para ajudar na criação da marca da sua empresa. Estamos na estrada desde 2002 e nos orgulhamos das inúmeras parcerias bem-sucedidas que conquistamos nos últimos anos.

Precisando de ajuda na criação da identidade visual da sua marca? Fale agora mesmo com os nossos especialistas!

logotipo ou logomarca?

Logotipo ou logomarca: qual a diferença, afinal?

Na hora de transformar ideias e conceitos em símbolos gráficos, muitos ainda têm dúvidas a respeito dos termos logotipo e logomarca. Eles são a mesma coisa? A resposta é não, e a explicação está na etimologia (origem) de cada palavra.

A palavra logotipo vem do grego e significa “símbolo de um conceito” (logos; conceito e typos; figura ou símbolo). Por outro lado, logomarca é uma palavra composta por uma palavra grega (logos) e outra germânica (mark). Ao analisar o termo como um todo, concluímos que logomarca quer dizer “significado do significado”. Trata-se de um conceito redundante, porém, que caiu no gosto popular.

Por isso, a terminologia mais adequada é logotipo ou apenas logo! Afinal, a palavra traduz uma ideia de representação de um significado. A criação de logotipo dá forma e personalidade para representação gráfica de uma empresa.

Como fazer um logotipo: passo a passo

A criação de uma identidade visual corporativa envolve diversas etapas e elementos. O objetivo é desenvolver uma marca funcional, fácil de memorizar e forte o bastante para se destacar dentre tantas outras. Um design harmônico, estratégias de marketing e criatividade são alguns dos pontos mais importantes do processo.

Apesar de parecer simples, a criação de uma marca exige um extenso trabalho de pesquisa, que parte de pressupostos teóricos do design e da psicologia, envolvendo semiótica, cor, composição e muito mais!

Saiba como funciona o desenvolvimento da “cara” da sua empresa:

  • definindo as bases

    Definindo as bases

    O primeiro passo do processo criativo de identidade visual é a definição de marca (logotipo + símbolo); símbolo (sinal gráfico) e logotipo (signo de identificação). Para isso, realizamos pesquisas, buscamos referências, avaliamos tendências de mercado e reflitimos se a representação visual está de acordo com a buyer persona. Para alcançar uma conceituação sólida, não poupamos tempo com brainstorms, esboços, listas de ideias e outras fontes de inspirações.
  • paleta de cor

    Escolhendo a paleta de cor

    Após definir os elementos primários, é hora de escolher a cor que vai despertar a percepção do público. A paleta de cor institucional desempenha um papel importantíssimo na identidade visual corporativa. Cada cor aguça sensações distintas nas pessoas. Por isso, o ideal é escolher uma paleta de acordo com a missão e o conceito da marca. Também elaboramos o manual de identidade visual. É a partir dele que é possível realizar a reprodução adequada da marca, dentro de padrões e regras preestabelecidas. Esse documento fornece todas as especificações de formato, escala de cores, tipografia e outras características relacionadas à sua identidade visual.
  • escolhendo a tipografia

    Escolhendo a tipografia

    A tipografia, um dos pilares do design gráfico, possui uma aplicação bastante abrangente. A fonte utilizada caracteriza o conceito que sua empresa deseja transmitir para o público. É preciso ser original, claro e objetivo na escolha da família tipográfica que vai representar a marca. O estilo e arranjo de letras podem causar diversas sensações, desde segurança e seriedade até instabilidade. É importante lembrar que além da marca, também é preciso ter estratégias para as mídias offline e mídias digitais. Por fim, é possível adicionar slogans, mascotes, grafismos e outros elementos no processo de criação de marca.
identidade visual

Como é o processo de criação de marca?

A criação de marca, identidade visual e branding (como o público percebe a marca) variam de acordo com o tipo de negócio. Um ótimo exemplo de branding é a nossa parceria com o Cuscuz Bacana, empresa que comercializa cuscuz doce de tapioca.

O desafio da marca foi reposicionar seu produto, da rua para as prateleiras. Originalmente o cuscuz doce é vendido nas ruas do Rio de Janeiro. O Cuscuz Bacana veio com a proposta inovadora, industrial e escalável, produzindo o primeiro cuscuz gourmet. Nessa parceria, oferecemos soluções, desde embalagem a social media e site. Confira o Case Cuscuz Bacana.

A criação de marca é uma missão e tanto!

Ainda com dúvidas em relação à identidade visual da sua empresa? A fim de criar logotipos ou reformular sua marca? Nós podemos ajudar você nisso. Entre em contato com um especialista agora mesmo!

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