SERVIÇOS

Inbound Marketing

icone_inbound_marketing
inbound marketing

Inbound Marketing

Se você tem uma empresa, blog ou site, provavelmente já ouviu falar de uma poderosa estratégia de mercado: o Inbound Marketing. Em tempos de Internet e de alta competitividade, é fundamental impressionar e cativar o público. Mas, como? A resposta está no conceito de Inbound e sua aplicação em marketing digital. O Inbound Marketing leva a sério a regra número um da Internet: atração. Afinal, manter-se interessante para uma audiência cada vez mais exigente é um grande desafio. O novo marketing veio para acompanhar a profunda mudança de hábitos de consumo e do processo de compras. Empresas de diversas áreas repensaram suas estratégias e agora apostam em uma nova abordagem ao público. Também conhecido como marketing de atração, este conceito vai na contramão do marketing tradicional. Saiba por que você deve apostar nessa estratégia para alavancar suas oportunidades de negócio!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias voltado para o ambiente digital, que tem como finalidade otimizar processos via automação e atrair clientes em potencial para blogs, redes sociais, sites ou quaisquer canais digitais por meio de conteúdo original e interessante. Até se tornar cliente, o consumidor passa pelo funil de vendas. Antes de qualquer ação, ele é, a princípio, um visitante. Se assinou uma newsletter ou preenche um formulário, passa a ser lead. Com passar do tempo, leads bem nutridos tornam-se oportunidades ou clientes em potencial. Finalmente, após conhecer o produto ou serviço, a pessoa se torna cliente de fato. Trata-se de uma comunicação estrategicamente elaborada para um público segmentado. O Inbound Marketing fez com que o processo de vendas se tornasse menos invasivo e mais facilitado, estabelecendo laços de confiança entre marca e público.

As etapas do Inbound Marketing

  • atracao

    Atração

    A primeira etapa é atrair clientes para o seu website, por meio de um conteúdo que desperte a atenção do usuário. Para fisgar uma audiência qualificada, é preciso apostar em marketing de conteúdo. Por meio de conteúdos úteis e valiosos, a marca se aproxima do público. Além disso, é preciso otimizar sites e blogs em SEO, a fim de facilitar a localização da sua empresa nos motores de busca. Outro poderoso canal de atração digital são as redes sociais, em especial o Facebook e o Instagram, espaços de alto engajamento entre marca e público. Links patrocinados como o Facebook Ads são excelentes para gerar demanda a curto prazo.
  • CONVERSAO

    Conversão

    O segundo estágio do marketing de atração é a conversão. É neste momento que o visitante deve se tornar lead e avançar na jornada de compra. Ofertas, call-to-action, landing pages e otimização de conversão são alguns dos elementos que ajudam a converter visitantes em leads.
  • relacionamento

    Relacionamento

    Nem todo cliente tem a intenção de fazer uma compra. No entanto, é possível saber em qual estágio o consumidor se encontra, por meio do relacionamento no Inbound.  Além da nutrição de leads, são utilizadas estratégias como o bom e velho e-mail marketing. Apesar do sucesso das redes sociais, o e-mail continua sendo um dos principais canais de comunicação entre marca e cliente. Um dos motivos é o fato de a estratégia ser responsável pelo alto ROI de empresas. Outra tática do relacionamento é a automação, que permite o direcionamento de campanhas de acordo com interesse dos leads. A automação de marketing retém clientes e aumenta as vendas.
  • vendas

    Vendas

    Uma boa nutrição de leads ajuda a criar um ambiente digital perfeito para vendas. Práticas de Inbound Sales, Lead Scoring e ferramentas de Customer Relationship Management delinearam uma nova forma de fazer negócios. Após estabelecer um relacionamento com o cliente, vender o produto certo por meio do conteúdo ideal fica mais fácil.
  • analise

    Análise

    A última etapa do Inbound é a análise, a cereja do bolo do marketing digital. Tudo pode ser mensurado e avaliado, por meio de ferramentas repletas de recursos e funcionalidades. Dessa forma, é possível realizar uma avaliação precisa de objetivos e resultados.
ferramentas de inbound

Quais são as ferramentas de Inbound Marketing mais utilizadas?

  • RD Station (e-mail marketing, landing pages, gestão de leads)
  • Google Search Console (SEO)
  • Rock Content (plataforma de marketing de conteúdo)
  • Hootsuite (monitoramento de redes sociais)
  • Google Analytics (avaliação de resultados de campanhas online)
  • WordPress (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo)
inboundxoutbound

Inbound Marketing X Outbound Marketing

O Inbound Marketing é voltado para o ambiente o digital, por meio de uma comunicação indireta, interativa e segmentada. Já o Outbound é o marketing tradicional, que promove uma comunicação direta e em massa (TV, rádio, mídia impressa etc.). Apesar de distintos, o Inbound e o Outbound não se excluem. Embora a Internet seja um indiscutível fenômeno de popularidade, os meios convencionais seguem como estratégias para divulgação de produtos e serviços. Alinhada a um bom plano de marketing digital, a dupla Inbound e Outbound pode trazer resultados surpreendentes para o seu negócio!

beneficios do inbound marketing

Quais são os benefícios do Inbound Marketing para uma marca?

  • Custo/benefício
  • Melhora a visibilidade e a reputação da empresa
  • Estreita laços com o público
  • Atrai novas oportunidades
  • Processo sistemático e escalável
  • Acelera e otimiza o processo de vendas
  • Aumenta as taxas de conversão
  • Educa e engaja o público
  • Ajuda a segmentar personas
  • Fornece relatórios e dados mensuráveis para avaliar resultados
  • SEO (otimização dos mecanismos de busca)
  • Eleva a autoridade da marca
marketing de conteudo

Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo: qual a diferença?

O Inbound Marketing é uma estratégia de mercado focado em conversão e vendas. Seu objetivo é entregar conteúdos valiosos para o público certo na hora em que ele mais precisa. Dentro dessa tática, além do trabalho com e-mail marketing, há o Marketing de Conteúdo, que cria e promove publicações para educar e envolver o cliente. Ou seja, trata-se de uma estratégia de relacionamento. Apesar de serem assuntos diferentes, um não vive sem o outro. Podemos dizer que o Marketing de Conteúdo é o motor do Inbound.

O novo marketing veio para ficar. Que tal fidelizar clientes, aumentar oportunidades de venda e ganhar o coração do público?

A gente conta com soluções inovadoras de Inbound Marketing para ajudar você. Entre em contato com nosso time de especialistas agora mesmo!

Fale com um especialista