Case de Marketing
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Minha Mãe É Uma Peça 3

Todo ano, inúmeros filmes são lançados nos cinemas. E ano após ano, com o uso das inovações tecnológicas, a qualidade das produções tornam a experiência cinematográfica cada vez mais imersiva.

A forma como divulgamos esses lançamentos não podem ficar para trás. Por isso, um plano de marketing criativo é cada vez mais importante. Foi a época em que bastava rodar o trailer nos cinemas, TVs e redes sociais. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e prender sua atenção é uma missão cada dia mais difícil.

Pela segunda vez, tivemos o privilégio de fazer toda a divulgação online da história da mãe mais querida do Brasil. Dona Hermínia voltou com tudo às telonas em 2019 e quebrou os recordes do cinema brasileiro. Além de ultrapassar o número de espectadores do segundo filme, chegando a marca de mais de 11 milhões de pessoas, o filme também conquistou o título de maior bilheteria do cinema nacional em arrecadação.

Quer saber tudo que a gente fez pra transformar esse job um sucesso? Venha conferir!

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Filtro no Instagram

Os filtros viraram uma febre no Instagram e a gente não podia ficar fora dessa, né? Em parceria com a Yuzu, foi criado um filtro que podia transformar qualquer pessoa em Dona Hermínia.

Como todo mundo quer se transformar em Dona Hermínia pelo menos uma vez na vida, os resultados foram incríveis! Conseguimos mais de 264 milhões de impressões, além de mais de 14 milhões de capturas e mais de 1,7 milhões de compartilhamentos. É ou não é a personagem mais amada do Brasil?

Redes sociais

Levar mais de 11 milhões de pessoas aos cinemas não é uma tarefa fácil! Para atingir essa marca, investimos pesado nas divulgações nas redes sociais. Estávamos presentes no Facebook, Instagram e Twitter sempre postando trechos dos filme, dos bastidores e é claro, muitos memes!

É impossível falar de Dona Hermínia sem falar de memes, afinal de contas, a personagem é uma verdadeira fábrica deles. O que foi ótimo para o engajamento, já que eles geram identificação, fomentando o compartilhamento e o relacionamento entre produto e usuário. Ao todo foram mais de 76 mil compartilhamentos de posts, 160 mil comentários e 6 mil interações com as respostas dos fãs nas redes.

Whatsapp

Você sabia que o Whatsapp é o app mais popular do mundo e que está presente em 99% dos celulares brasileiros? Diante desses dados, é impossível ignorar sua presença quando o assunto é o alcance de usuários.

Mas você deve estar pensando “como fazer para divulgar um filme através do whatsapp?”. É aí que a gente entra com ideias inovadoras! Primeiro, começamos com a divulgação de um pacote de figurinhas super divertidas, com os personagens principais do filme e frases que viralizaram. Elas bombaram tanto, que na época de lançamento chegaram a ficar na página inicial do site onde estavam hospedadas, fazendo parte das mais baixadas do momento.

Mas não paramos por aí! Mais do que divulgar o filme, queríamos criar experiências inesquecíveis e foi então que criamos o “Fale com a Dona Hermínia”. Durante 15 dias, disponibilizamos um número de whatsapp, no qual era possível os usuários conversarem através de mensagens com a Dona Hermínia. A galera amou a iniciativa, foram mais de 30 mil usuários alcançados! E se você acha que a ideia bombou apenas no Brasil, você está muito enganado, pessoas em mais de 20 países interagiram com a Dona Hermínia pelo zap!

Brindes

Todo mundo adora receber um mimo, não é mesmo? Pensando nisso, assim como em “Minha mãe é uma Peça 2”, resolvemos investir em ações de gifting voltadas para a imprensa e fãs presentes nas pré estreias.

O kit era composto por uma bolsa, avental e balde de pipoca personalizados com a identidade visual do filme. Impossível não amar uma surpresa dessas!

Promoções

Falou em promoção, a galera fica logo animada! Por isso, realizamos não só uma, como duas! Primeiro lançamos a “Imite a Dona Hermínia”, no qual o usuário tinha que cadastrar a URL do seu vídeo no TikTok, imitando esse ícone que é a Dona Hermínia! Vocês acham que a galera ficou com vergonha? Nada disso! Foram muitos inscritos concorrendo ao prêmio de um Iphone 11.

Para os mais envergonhados não ficarem de fora, fizemos também um sorteio com 10 pares de ingressos e o cartaz oficial do filme. Ninguém quis ficar de fora e ao final tínhamos mais de 140 mil inscritos para o sorteio.

Anúncios em ambientes digitais

Trabalhar o orgânico é muito importante, mas você sabia que só é possível atingir cerca de 1 a 3% da sua base usando as publicações orgânicas? Pois bem, para driblar essa limitação, é necessário investirmos em anúncios!

E para investir em anúncios é fundamental saber como segmentar o público, de maneira a alcançar apenas aqueles que fazem parte do seu interesse! Nós da VX, não medimos esforços para o sucesso e estávamos presentes não só com anúncios no Facebook, atingindo mais de 18 milhões de usuários, como também no Instagram, chegando a impactar mais de 19 milhões.

E para dar aquele plus na estratégia, ainda aproveitamos todo o potencial das mídias programáticas, escolhendo um público ainda mais focado nos nossos objetivos, chegando a atingir mais de 2 milhões de pessoas.

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